terça-feira, 6 de agosto de 2013

O dilema de Ancelotti



Entre o capitão do time e um jogador que vive incontestavelmente seu melhor momento na carreira, quem você escalaria para a vaga de titular? Pois é. Essa difícil escolha promete deixar a cabeça do técnico Carlo Ancelotti confusa no comando do Real Madrid.
No gol, por exemplo, Iker Casillas é titular há mais de dez anos. O capitão da equipe é um dos pilares do elenco e, caso opte por deixá-lo no banco, o italiano pode ter o mesmo destino que seu antecessor José Mourinho, demitido do cargo e atualmente no Chelsea. Por outro lado, Diego López soube aproveitar muito bem as chances que teve com o ex treinador português e faz por merecer uma sequencia maior debaixo das traves. A seu favor, pesa ainda o fato de saber sair jogando com os pés, um dos pontos fracos do ídolo madridista.
A briga na lateral direita é por dois jogadores que se opõem. Embora ambos sejam oriundos da divisão de base da equipe da capital espanhola, Arbeloa e Carvajal são de estilos bem diferentes. Enquanto o primeiro é praticamente um terceiro zagueiro, fazendo o balanço defensivo para compensar as constantes subidas ao ataque do lateral esquerdo Marcelo, Carvajal é mais ofensivo. Seu forte apoio, sempre com grande velocidade e notável técnica, é uma alternativa a mais para as saídas de bola merengue. Outra diferença entre ambos está na idade. Arbeloa já está na casa dos trintas e, até por isso, tem mais experiência do que canterano que, além de categorias de base, atuou apenas por seis meses no campeonato alemão emprestado ao Bayer Leverkusen.
Ainda no sistema defensivo, um duelo um pouco mais fácil. O jovem zagueiro Raphael Varane, de apenas 20 anos, foi um dos grandes destaques da temporada passada, deixando no banco o luso brasileiro Pepe, bastante contestado por seu modo agressivo de jogar. O francês, mesmo com a pouca idade, anulou atacantes do nível de Ronney, Agüero e Lewandowski na última edição da Liga dos Campeões, onde o clube foi semifinalista.
No meio de campo, a lesão sofrida por Xabi Alonso, às vésperas da disputa da Copa das Confederações, pode custar caro ao volante. Illarramendi foi contratado junto a Real Sociedad com muito prestígio e é tido como o sucessor do jogador da seleção espanhola. Como se não fosse o bastante para Xabi se preocupar, o brasileiro Casemiro vem se destacando na pré temporada e já marcou dois gols nos amistosos preparatórios, além de ter jogado com maturidade e distribuído bons passes.
Kaká é outro que terá de suar muito a camisa para conseguir uma vaga na equipe titular. O meia ainda não mostrou a o que veio no clube merengue e, com a chegada de Ancelotti, tem a esperança de retornar o bom futebol que apresentava na época em que atuava pelo Milan, quando era treinado pelo técnico italiano e chegou a ser eleito o melhor jogador do mundo.
No ataque, Cristiano Ronaldo é inquestionável. No entanto, a vaga ao seu lado no comando do ataque segue sem ser preenchida. Benzema e Higuaín foram concorrentes durante anos, mas, entrou e saiu e ano e nenhum dos dois conseguiu se firmar como titular absoluto. Com a ida do centro avante argentino para o Napoli, da Itália, a missão parece mais fácil para o atacante francês. No entanto, o clube parece não confiar tanto assim no jogador, tendo em vista que procurou diversos nomes na janela de transferências para reforçar o setor. Além do mais, os jovens Jesé Rodrigues e Morata, ambos da categoria de base do clube, são tidos como grandes joias para um futuro bem próximo. Prova disso é que ambos foram artilheiros em praticamente todas as divisões inferiores da seleção espanhola.
Com tantas opções no elenco, só nos resta aguardar para ver quais serão as escolhas de Carletto. A sorte dos jogadores é que a temporada européia é longa e todos terão tempo para pleitearem suas vagas.